O nível das águas do rio Poti reduziu na manhã deste domingo (7) em Teresina. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) informou que a cota do rio, na cidade de Prata, baixou nas últimas 24 horas e houve uma redução na capital. Dessa forma, o rio Poti sai da cota de inundação e entra na cota de alerta.
A cota do rio Poti era de 11,01 e por volta de 4h deste domingo atingiu a média de 7,11 . O Engenheiro civil, Daniel Monteiro, que participar do grupo de trabalho de monitoriamento das cheias, relatou ao G1 que o estado de tensão diminui por conta desta redução.
“Em Teresina, seguimos com a redução das águas do rio Poti. Sendo registrado hoje as 4h30 uma redução de 0,73 metros da cota máxima do ano atingida ontem 11,01. A tendência é que ele continue baixando durante todo o dia de hoje”, disse.
Daniel Monteiro afirmou que a atenção se volta para o rio Parnaíba porque ele atingiu a sua maior cota registrada no ano.
“O Rio Parnaíba dá sinais de estabilização, tendo esse atingido a cota 5,65, maior registrada no ano e entra na cota de alerta. Porém, com a diminuição do represamento do rio Poti, o rio Parnaíba deve continuar estável com tendência a baixar um pouco no decorrer do dia”, acrescentou.
Apesar da redução do nível de água do rio Poti, a Prefeitura de Teresina está fazendo o monitoramento das águas e continua com a recomendação de que a população deve evitar as margens dos rios, tanto para banho como pesca.
Fonte: G1