Acadêmicos e profissionais discutiram o tema através de um olhar sensível. “É apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com um jeito único de ser”.
Teve inicio na noite desta sexta-feira (22) no pátio da Universidade Aberta do Brasil-UAB Pólo de Luzilândia o II Simpósio Acadêmico Interdisciplinar. O evento organizado pelos acadêmicos dos cursos de Matemática, Pedagogia, Geografia e Letras/Inglês com apoio da coordenação e tutoria do referido polo.
A abertura do evento contou com um grande numero de acadêmicos, bem como convidados e comunidade em geral. Dentre os convidados estiveram a Deputada estadual Janaínna Marques, A vice-prefeita de Joca Marques, Dra. Fernanda Marques, os tutores Junior Portela, Estefânia Abreu, Laiana Fenelon, Elza Lima, Rita Ramos, representando o conselho tutelar de Luzilândia esteve Dora Lima, além da supervisora estadual de ensino Rita Cristiane, e da coordenadora do polo Ludmila Riotinto, os palestrantes convidados Dr. Gilberto de Simone e Dra. Yllare Melo entre outros.
“Os desafios docentes diante da escolarização do Autista” foi o tema escolhido para o evento, que durante a abertura foram debatidas questões acerca da temática que visa promover uma reflexão sobre o assunto.
A coordenadora do polo Ludmila Riotinto fez uso da palavra e deu abertura os pronunciamentos: “O evento visa amenizar o despreparo de nossos acadêmicos, enquanto futuros educadores, buscando informações sobre a temática para que se possa aperfeiçoar a prática”, justificou a escolha do tema.
Em seguida, o advogado Dr. Gilberto de Simone conduziu a palestra com o tema, Lei: 12.764/12. Berenice Piana, onde levantou várias questões, abordando desafios e possibilidades, bem como os cuidados para com o aluno e inserção na escola, entre outras informações a respeito da lei.
Já a Odontóloga Yllare Melo palestrou sobre a promoção de saúde bucal para alunos especiais, sobre escovação correta. Relatou sobre os cuidados que se deve ter com crianças autistas, bem como a integração na sociedade. “Quem é especial necessita de cuidados especiais, seja em casa ou na escola, rever ações básicas diariamente fazem toda a diferença”, explicou.
Na oportunidade a supervisora de ensino Rita Cristiane, enfatizou a importância de profissionais da educação para trabalhar com alunos autistas, uma integração se faz necessária não só na teoria, mas na prática sempre buscando especializações, se colocar no lugar de um pai, ou responsável e procurar fazer o melhor. “Não é fácil inserir uma criança com necessidade especial no contexto educacional, mas sim possibilitar, por todos os suportes teóricos e metodológicos, mais do que estrutura física, que esse sujeito se sinta acolhido no ambiente, que tenha alguém que goste do que faz profissionais capacitados para tal função”, refletiu.
Aos participantes as falas foram de grande valia, pois entre uma palestra e outra sempre havia questionamentos e participações, os palestrantes respondiam perguntas e compartilhavam experiências. Entre o publico presente estavam mães que relataram experiências pessoas de seus filhos com espectro autista. Ângela emocionou a todos ao relatar fatos da vida de seu filho, falou das dificuldades de se inserir um filho autista no sistema de ensino, enfatizou a importância de profissionais capacitados e apresentou experiências próprias, praticas do cotidiano autista. “Os sintomas do autismo são vários: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento… No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Daí a importância de se ter um profissional preparado pra lidar com algo tão especial, não basta fazer, tem que fazer com amor”, frisou.
O evento tem como objetivos:
-Conhecer a lei que ampara o autista: Lei Berenice Piana
-Investigar historicamente como tem ocorrido o processo de inclusão dos autistas no ensino regular.
-Apresentar praticas pedagógicas que poderão ser adotadas nas escolas para incluir aluno autista no ensino regular.
-Apontar as principais características dos autistas.
-Descrever benefícios da inclusão do aluno autista na sala de aula.
O dia mundial do autismo é celebrado, anualmente, em 02 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para conscientizar a população mundial sobre este transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta milhões de pessoas no mundo. O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtorno de Espectro Autista” – TEA.
No sábado 23, foi dada continuação a programação do evento. Apresentações: O autismo sob o aspecto histórico, Inclusão: saia da leitura- Fazendo a leitura circular, o ensino de língua inglesa para crianças autistas: uma possibilidade real, o ensino da matemática para alunos autistas, manejo comportamental de professores na aprendizagem de alunos com TEA-Transtorno do espectro autista. O evento contou com a participação da terapeuta ocupacional Dra. Samara Barros.
FONTE: Blog Na Mira da Mídia